UEPG abre prazo para pedido de isenção do Vestibular de Inverno


Edital lançado pela PRAE apresenta requisitos para pedidos de isenção. Provas acontecem nos dias 7 e 8 de julho

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou nesta segunda-feira (11) o edital que trata do pedido de isenção para o Vestibular de Inverno. Com as provas agendadas para os dias 7 e 8 de julho (domingo e segunda-feira, respectivamente), o Vestibular de Inverno oferecerá vagas nos diferentes cursos de graduação da UEPG.

O edital apresentado pela PRAE (confira o documento na íntegra clicando aqui) prevê que para requerer a isenção, o(a) candidato(a) não tenha curso superior concluído, em andamento ou trancado. O documento prevê ainda que para realizar a requisição, o(a) interessado(a) não pode ter sido beneficiado(a) por três isenções da taxa de matrícula em outros vestibulares da UEPG.

Para requisitar a isenção, o(a) candidato(a) deve ter concluído o ensino médio (ou equivalente) ou estar cursando a última série em escola pública ou em escola particular - neste último caso na condição de bolsista integral. Em 2019, para requisitar o pedido de isenção o(a) interessado(a) deverá comprovar carência socioeconômica através da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CADÚNICO.

O Cadastro reúne membros de famílias de baixa renda - considerada aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (nacional); ou com renda familiar mensal de até 3 (três) salários mínimos (nacional). O período para solicitação do pedido de isenção vai desta segunda-feira (11) até a próxima sexta-feira (15) e deve ser feito diretamente pela internet, com o preenchimento do requerimento no site da PRAE (clique aqui para acessar).

Cotas disponíveis no processo

O edital ressalta que no momento do preenchimento da solicitação de isenção, o(a) candidato(a) deverá escolher qual o curso e turno pretendido, além de escolher a cota pela qual irá concorrer às vagas do Vestibular de Inverno 2019. “As cotas disponíveis são as seguintes: Cota para candidatos concorrentes oriundos das escolas públicas do Brasil, cota para negros oriundos de escolas públicas e cota universal”, informa o documento.

No primeiro caso, a cota é destinada a candidato(as) que realizaram todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escola(s) pública(s) do Brasil e ainda não ingressaram por sistema de cotas em curso superior e, por fim, não tenham nenhum curso superior trancado, em andamento ou concluído.

A segunda modalidade de cota é aquela voltada para candidatos(as) que realizaram todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escola(s) pública(s) brasileiras; não ingressaram por sistema de cotas em curso superior e não tenham nenhum curso superior trancado, em andamento ou concluído. Os inclusos(as) nesta cota devem ainda apresentar traços físicos característicos do grupo étnico negro.

No terceiro caso, a cota é voltada para candidatos(as) que não são negros oriundos de escola pública e não são estudantes de escola pública. Neste caso, podem se inscrever bolsistas integrais de escolas particulares que estão inscritos no CADÚNICO do Governo Federal.

Resultado final

A PRAE divulgará no dia 1º de abril de 2019 o edital contendo o resultado final dos pedidos de isenção da taxa do Vestibular de Inverno da UEPG em 2019 (o resultado será divulgado neste endereço eletrônico). Os(as) candidatos(as) que tiverem sua solicitação de isenção concedida deverão, obrigatoriamente, realizar a inscrição para o Vestibular de Inverno 2019, por meio do site da CPS (clique aqui para acessar), escolhendo o mesmo curso, turno e cota para o qual recebeu a isenção da taxa de inscrição.