Corpus Christi: Tapetes irão enfeitas ruas de Itararé


Vias serão interditadas a partir das 22h desta quarta-feira (19).Neste ano, tapetes serão feitos com material reciclado e papel pelas comunidades. Artes estarão expostas amanhã, 20. Missa acontece às 16 horas.

Nesta quinta-feira (20), a igreja católica irá celebrar a festa do corpo e sangue de Cristo, também conhecida como Corpus Christi. Tradicional no calendário católico, este dia tem por motivação promover a fé na presença do Cristo ressuscitado nas espécies do pão e do vinho consagrados.

Para comemorar a data, as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Divino Espirito Santo irão confeccionar tapetes nas ruas para a passagem da procissão. Esta tradição surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Em Itararé, ela acontece há vários anos.

Neste ano, os tapetes serão confeccionados com materiais recicláveis e papel, como informou a responsável, Jesualda. A responsabilidade ficou com a pastoral da catequese. 

O tapete terá início na Praça Matriz, na frente da porta igreja, e seguirá até a Praça São Pedro.

A confecção dos tapetes tem início às 08 horas e ao meio dia já estará concluído. “A confecção já começou nas próprias comunidades onde, com apoio das crianças e dos adolescentes, fizeram uma pré-montagem, envolvendo toda a comunidade”, explicou Jesualda.

Na parte da manhã, das 08h ao 12h, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento em todas as comunidades. Às 16h acontece a Missa Solene na Igreja Matriz. Após a missa haverá procissão até a Igreja São Pedro, onde será dada a Benção Solene.

Vias interditadas - 

A Prefeitura de Itararé (SP), através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), interditará algumas ruas da cidade nesta quarta-feira (19) para a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, a serem realizados pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

A interdição começará a partir das 22h. Serão fechadas parte das vias transversais que cortam a ruas XV de Novembro e São Pedro, sendo elas ruas Coronel Frutuoso, Newton Prado, Coronel Crescêncio, Eduardo Martins, Amazonas Ribas, João Ghizzi, Rui Barbosa e Lauro Sodré.

Já em razão da procissão da Paróquia Divino Espírito Santo, serão fechados trechos das vias Pedro Lobo Ribeiro, Mario Lobo Ribeiro, 24 de Outubro, Osíres Marangom Camargo e Névio Samuel Bardal.

As vias serão liberadas após às 11h de quinta-feira (20).

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3532-4431.