Animais de grande porte soltos nas vias públicas de Itararé serão apreendidos


Denúncias podem ser realizadas de forma anônima junto à Fiscalização, à rua XV de Novembro, 83, Centro, ou através do telefone (15) 3532-8000.

A Prefeitura de Itararé (SP) tem realizado a apreensão de equinos e bovinos que estejam soltos nas vias públicas do município. A iniciativa tem como objetivo zelar pela segurança e bem-estar não só da população, como também dos animais.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Jerônimo de Almeida, a ação tem sido realizada em parceria com a Associação Tropeira de Itararé (ATI) e o departamento municipal de Fiscalização. “Após denúncia, os bois e cavalos são apreendidos e levados até um local onde serão abrigados, alimentados e, caso necessário, receberão atendimento veterinário e medicação”, explica.

Conforme Jerônimo, após a apreensão, o proprietário tem cinco dias para entrar em contato com a Prefeitura e, mediante ao pagamento do auto de infração, efetuar a retirada. “Expirado esse período, o município poderá colocar o animal a leilão ou cedê-lo em benefício de uma entidade”, destaca.

Infração – Conforme o artigo 45 do Código de Posturas, serão apreendidos e recolhidos ao depósito municipal os animais que forem encontrados soltos pelas ruas e praças do município, ou em quaisquer lugares acessível ao público e multado o respectivo proprietário.

O valor da multa aplicada ao proprietário é de R$ 222,75, mais R$ 81,28 por diária de apreensão.

Denúncia – Denúncias podem ser realizadas de forma anônima junto à Fiscalização, à rua XV de Novembro, 83, Centro, ou através do telefone (15) 3532-8000.